segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Apenas brincando


Um texto muito bom para reflexão de todos nós educadores.
No final do ano passado, usei-o para fazer apresentações em powerpoint que ofereci aos meus finalistas, Os coelhinhos. Em breve aqui porei uma.

Apenas brincando

Quando eu estiver a construir um edifício de blocos,por favor não digas que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco sobre equilíbrio e forma. Algum dia eu posso ser um arquitecto.

Quando eu estiver bem vestido, a pôr a mesa, a cuidar do bebé,não tenhas a ideia de que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.

Quando me vires pintado até aos cotovelos, a construir uma moldura, ou a moldar e a dar forma à argila,por favor não me deixes ouvir-te dizer que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a expressar-me e a ser criativo.Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.

Quando me vires sentado numa cadeira a "ler" para uma audiência imaginária,por favor não rias e não penses que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Algum dia eu posso ser um professor.

Quando me vires a apanhar insectos ou a guardar as coisas que encontro no bolso,não os deites fora como se eu "estivesse apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Algum dia eu posso ser um cientista.

Quando me vires a fazer um puzzle,por favor, não penses que estou a desperdiçar tempo "brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Estou a aprender a concentrar-me e a resolver problemas.Algum dia eu posso ser um empresário ou um engenheiro.

Quando me a vires cozinhar ou provar comidas,por favor não penses que estou "só a brincar".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a aprender sobre os sentidos e as diferenças.Algum dia eu posso ser um "chefe" cozinheiro.

Quando me vires a saltar, pular, correr e mover o meu corpo,por favor não digas que eu "estou apenas brincando".Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.Eu estou a aprender a conhecer melhor o meu corpo.Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.

Quando me perguntares o que fiz na escola hoje, e eu responder: "eu brinquei". Por favor não me entendas mal.Já que, entende, eu estou a aprender enquanto brinco.

Eu estou a aprender a apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou a preparar-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.
Anita wadley.

2 comentários:

  1. Olá Rosarinho! Gostei nuito do seu blog! Adorei este poema que define de alguma forma o que acontece na minha sala. Brincamos para aprender! Vou continuar a visitar o continuo buscando pois acho que por aqui aprenderei muito. É muito bom partilhar o que vai dentro de nós, e com a nossa experíência de vida fazer feliz quem nos visita. Parabéns pois por aqui sei que nada perderei apenas crescerei! Beijinhos e milsorrisoscoloridos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rosarinho! Ando aqui a passear pelo seu blog e deparei-me com este lindo poema. Tudo nele está mais que correcto. Todas as crianças do Mundo são testemunhas disso, e fiquei também muito contente. Pois ao lê-lo, vi a imagem do ATL replectida nele! Obrigada por este lindo momento!

    ResponderEliminar